Hey leitores..
Hoje trago-vos um assunto que me intriga bastante, óculos... na altura de os escolher é sempre um problema, até porque o investimento não fica assim tão em conta. Os óculos de sol também foram incorporados no dia a dia e viraram acessório obrigatório no guarda-roupa, além de bonitos, devem ser confortáveis e para não se errar, vou apresentar algumas regras básicas de como escolher o modelo ideal para cada tipo de rosto.
“Atendidos os critérios de não encostar na bochecha e não pressionar as têmporas, a armação perfeita é uma questão de gosto e estilo pessoal”, afirma. “Se possível, ter em atenção os modelos que não cubram as sobrancelhas” diz Voriques Oliveira.
Essa métrica é realizada a partir da distância da testa para o começo do nariz, do nariz para o começo da boca e do começo da boca para o queixo. Quando as distâncias são menores, as características indicam rosto arredondado. Quando mais alongadas, oval. Já o rosto triangular é alongado como o oval, porém tem o maxilar mais marcado e quanto ao rosto quadrado os traços são ainda mais marcados. Mas, antes de partir para a compra, há alguns detalhes que devem ser observados e vamos ver isso agora mesmo:
Óculos para rostos redondos:
Para um rosto ser considerado realmente “redondo”, ele deve ter quase a mesma largura e altura, com um queixo e bochechas curvas. Óculos angulares e finos é a melhor aposta. Lentes rectangulares planas vão fazer o seu rosto parecer mais longo e mais fino. A lente deve ser quadrada ou rectangular e as armações tentar escolher as de material fino.
Queixo largo, numa linha quase recta com as mandíbulas, são as características desse formato de rosto. Aposte em modelos com fio de nylon na parte inferior da armação ou que tenha cantos redondos, para suavizar esses traços marcantes.
Testa larga e queixo estreito marcam as feições em formato triangular. Prefira modelos mais estreitos, para dar a impressão de que o maxilar é mais largo. Evite armações que cubram a maçã do rosto e dê preferência a peças sem a parte de baixo, que ajuda a ampliar a área do queixo.
Por ser um rosto sem grandes evidências, a maioria dos óculos ficam bem, mas deixo aqui um truque precioso e que também atende a todos os formatos de rosto: evitar armações muito pesadas, ou seja, largas e que cubram as sobrancelhas.
Apesar de tudo isto, os óculos devem reflectir aquilo que a pessoa é, seja extrovertida, tímida, fashion, conservadora, etc, e para isso, não há regras. No entanto, existem sim alguns aspectos que precisam ser levados em consideração e analisados calmamente na hora de comprar o acessório. Portanto, não tenha pressa!
O primeiro aspecto é o apoio nasal. “O nariz é o cavalete dos óculos, que vão se apoiar quase inteiramente nessa região. Um bom apoio garante equilíbrio e impede que o acessório deixe marcas”, explica o profissional Miguel Giannini. O apoio temporal, portanto, é secundário. Deve-se apenas garantir que as hastes estejam bem ajustadas e que não apertem atrás da orelha, para evitar que fiquem protuberantes.
Em segundo lugar, as sobrancelhas e o centro da expressão têm de ser respeitados. “Os óculos não podem nem anular as sobrancelhas e nem acompanhar o seu contorno, criando a impressão de uma segunda sobrancelha”. Já o centro da expressão, área que fica entre os olhos, onde nasce o nariz, também deve ficar bem solto. Esses cuidados garantem que os óculos não interfiram ou mudem a expressão facial.
O aro inferior não deve apertar as maçãs do rosto. “Isso pode deixar marcas, além de impedir a boa oxigenação, o que faz com que os óculos embaciem”, explica. Ele também indica as armações de plástico acetato, que não acumulam tanto calor como as de metal e evitam alergias.
Outro ponto importantíssimo é qualidade das lentes. Quando nos expomos ao sol, as nossas pupilas automaticamente diminuem, evitando a incidência solar. Quando colocamos uma lente escura sobre os olhos, elas voltam a dilatar, e perdemos a nossa protecção natural. Por isso, é crucial usarmos óculos somente com protecção contra raios UV, que evitam a exposição excessiva ao sol.
Manutenção e limpeza:
A região ocular é a parte mais sensível do corpo. Por isso, a boa higienização dos óculos é obrigatória.
- Lave os óculos regularmente com água corrente e um sabão neutro. A água em movimento é especialmente eficaz para limpar óculos de sol usados na praia, pois ela garante a eliminação dos resíduos de areia que, além de riscarem as lentes, podem contaminar a mucosa.
- As lentes anti-reflexo dos óculos de grau nunca devem ser lavadas com água quente, pois correm o risco de craquelar.
- Evite deixar os óculos sem protecção. Além de correr o risco de entortar a armação e riscar a lente, pode expor o acessório a bactérias. O ideal é mantê-lo-os numa caixa própria.
- A cada dois ou três meses, faça uma revisão numa óptica. Lá, eles podem fazer uma limpeza profunda e ainda ajustar algum desalinho na armação. “A maioria das pessoas não sabe, mas a maioria das ópticas oferecem esse serviço gratuitamente”, comenta o profissional.
Micaela Miranda |
![]() |
Entrevista exclusica ao Moda Masculina & LifeStyle AQUI! |
![]() |
. Vogue Fashion's Night Out...
. Quer ter uma pele com men...
. Yohji Yamamoto apresenta ...
. Peter Lindbergh junta íco...
. Vítimas da moda ou identi...
. Cortes de cabelo masculin...
. Tendências Outono/Inverno...
. 10 Tendências que não pod...
. Óculos: Como os escolher ...
. 5 tendências que vão fica...
. As lições de John Lennon ...
. Estilo Retro com Varsity ...
. Cores Neutras na Moda Mas...
. MODA LISBOA 13/14: NUNO G...
. MODA LISBOA 13/14: MIGUEL...
. MODA LISBOA 13/14: DINO A...
. Moda Lisboa Ever.Now come...
. ModaLisboa volta a ter Sa...
. Scarlett Johansson: A mul...
. Porque adoramos as cheerl...
. Burberry Brit Rhythm for ...
. Calendário Pirelli comemo...
. Os 8 inconvenientes do re...
. RN5: Usa o elogio para te...
. As tendências primavera/v...
![]() |
![]() |