O Natal é uma das épocas do ano em que mais dinheiro se gasta, e se por um lado se vive uma época de família, amor e paz, por outro, essa pode facilmente tornar-se numa época de stress, simplesmente devido à quantidade (muitas vezes excessiva) de dinheiro que se gasta. Para poupar dinheiro nesta quadra, comece por criar um orçamento de Natal.
Não há nada como ter uma lista dos presentes de Natal que tem para oferecer: para além de ser prático e evitar qualquer esquecimento, permite-lhe definir, à partida, quanto quer gastar com quem. Uma vez compilada essa lista de nomes, agrupe os nomes por valores a gastar – já sabemos que oferecemos sempre prendas mais caras a uns do que a outros, por isso, se tiver isso decidido previamente, torna-se tudo ainda mais fácil porque consegue uma visualização quase imediata das despesas que o esperam. Por outro lado, estas contas iniciais vão ainda permitir-lhe fazer ajustes no valor por prenda no caso de achar que ultrapassa o seu orçamento ou se tem ainda algum margem de manobra e quer canalizar esse dinheiro extra para os presentes de Natal.
Sim, porque o Natal não se resume exclusivamente aos presentes. Faça uma lista de todas as despesas que a quadra natalícia acarreta para si, sem esquecer aspetos tão importantes como:
Conhecidas as despesas, há que perceber quais as receitas disponíveis para o Natal e analisar os seus fundos implica responder a uma ou ambas estas questões: Quanto dinheiro tem para gastar este Natal? Quanto dinheiro quer poupar este Natal? A partir daí, e sabendo qual o valor final que tem para gastar durante o mês de Dezembro, estabeleça quanto quer gastar em cada área das despesas natalícias, retificando os valores que já poderá ter delineado aquando da elaboração das listas de presentes e despesas de Natal. Para fazer “esticar” o orçamento, pode ter de ceder em alguma coisa para cobrir outra: por exemplo, se este ano existem mais presentes de Natal para comprar (porque houve novas adições à família…) poderá ter de abdicar da compra dos habituais enfeites de Natal que gosta de adicionar à sua coleção.
Um orçamento de Natal não se resume apenas a uma folha de papel com nomes e números, implica ação e, se quer poupar dinheiro nesta quadra (ou pelo menos evitar o endividamento), deve pensar e pesquisar bastante antes de comprar o que quer que seja. Embora saiba que tem um determinado valor para gastar por pessoa, isso não significa que deve partir para as compras de Natal sem ter uma ideia – generalizada ou final – daquilo que vai comprar para cada um. Ao saber, de antemão, o que pretende oferecer a cada pessoa que consta da sua lista de Natal, será mais fácil pesquisar, também com antecedência, o melhor local para adquirir cada presente, seja online, seja numa loja física. Para além disso, deve manter-se atento aos folhetos publicitários e cupões de desconto que lhe permitirão poupar dinheiro em todas as outras coisas que necessita para o Natal.
Se criou um orçamento para o Natal, agora tem de o seguir à risca e, embora isso nem sempre seja fácil, é crucial se quer evitar dívidas desnecessárias e até poupar algum dinheiro nesta quadra. Algumas dicas para ajudar a cumprir o orçamento de Natal à risca incluem:
Micaela Miranda |
Entrevista exclusica ao Moda Masculina & LifeStyle AQUI! |
. Vogue Fashion's Night Out...
. Quer ter uma pele com men...
. Yohji Yamamoto apresenta ...
. Peter Lindbergh junta íco...
. Vítimas da moda ou identi...
. Cortes de cabelo masculin...
. Tendências Outono/Inverno...
. 10 Tendências que não pod...
. Óculos: Como os escolher ...
. 5 tendências que vão fica...
. As lições de John Lennon ...
. Estilo Retro com Varsity ...
. Cores Neutras na Moda Mas...
. MODA LISBOA 13/14: NUNO G...
. MODA LISBOA 13/14: MIGUEL...
. MODA LISBOA 13/14: DINO A...
. Moda Lisboa Ever.Now come...
. ModaLisboa volta a ter Sa...
. Scarlett Johansson: A mul...
. Porque adoramos as cheerl...
. Burberry Brit Rhythm for ...
. Calendário Pirelli comemo...
. Os 8 inconvenientes do re...
. RN5: Usa o elogio para te...
. As tendências primavera/v...