A Apple afirma que na loja de aplicações para iOS existem mais de 700 mil apps móveis. No meio de tanto software seria difícil não encontrar navegadores de Internet alternativos ao Safari que vem instalado de origem nos iPhone, iPod Touch e iPad.
Com as quatro sugestões que se seguem de browsers para o iOS, termina uma "saga" que tentou mostrar aos leitores do TeK que o mundo da Web não precisa de ser explorado apenas através dos navegadores mais conhecidos.
Os sistemas operativos Windows, Mac OS X, Ubuntu Linux e Android já receberam sugestões de navegadores de Internet alternativos, com o desejo de que tenham sido úteis.
Os mais atentos podem reclamar da falta de atenção dada aos sistemas operativos móveis Windows Phone e BlackBerry. Com o rápido crescimento que as apps estão a ter depois do lançamento do WP 8 e com a chegada do BB 10, fica a promessa que dentro de algumas semanas também estes ecossistemas vão ter direito a sugestões de browsers menos conhecidos.
Atomic
É apontado por muitos utilizadores como o melhor browser para iOS em alternativa ao Safari. Das várias funcionalidades que apresenta, destaca-se a opção que permite guardar páginas Web completas para que possam ser vistas mais tarde em modo offline.
A personalização é um dos pontos fortes deste navegador, ao disponibilizar vários temas e cerca de 30 botões de navegação que podem ser customizados pelo utilizador para uma utilização mais intuitiva.
Em termos de segurança também está bem equipado com um bloqueador de anúncios, modo de navegação privada e um sistema de proteção opcional que requer a introdução de uma palavra-passe sempre que o browser é iniciado.
O Atomic tem ainda a capacidade de fazer vários downloads em simultâneo e permite uma gestão dos mesmos, neste caso parar e retomar o processo de descarga quando o utilizador quiser.
O navegador para iPhone e iPad suporta também o reconhecimento de gestos multitoque que permitem executar funções pré-definidas. Arrastar dois dedos para a direita vai trocar de separador, enquanto tocar com três dedos em simultâneo no ecrã liga ou desliga o modo fullscreen.
Atualmente na versão 7.0.1, o Atomic é compatível com o iOS 6 e o iPhone 5, e está disponível numa versão gratuita e numa versão paga que custa 89 cêntimos.
Mercury
Também completo em funcionalidades é este navegador de Internet desenvolvido pela iLegendSoft. Uma das opções mais interessantes é a capacidade de sincronização de marcadores com o Firefox e com o Google Chrome nas suas versões desktop. Não deixa de ser curioso que sendo um navegador para iOS, não apresente a mesma opção para o Safari.
Tem uma opção que permite o controlo da luminosidade do ecrã do telemóvel para que a navegação em ambientes com pouca luz a utilização seja menos agressiva para os olhos do utilizador. Tem ainda o Reader Mode que otimiza as páginas Web para uma leitura mais atenta e menos distraída com os vários elementos que por norma preenchem um site.
Existe uma ferramenta de compressão das páginas e que pode até bloquear as imagens de um determinado URL, para que a renderização do URL seja mais rápida e o consumo do plano de dados mais baixo.
A isto junta-se a integração com sete motores de busca diferentes e caso nenhum agrade ao utilizador, mais podem ser adicionados. São ainda possíveis ligações entre o Mercury e as aplicações Evernote, para guardar links, e a Dropbox, para partilha de ficheiros a partir do browser.
A navegação pode ser feita em vários separadores, mas o número está limitado até 15 páginas abertas em simultâneo.
Mesmo sendo desenhado para funcionar em iPhone e iPad, e disponibilizado de forma gratuita ou paga, o Mercury apresenta algumas funcionalidades que apenas estão disponíveis no tablet, como oautocomplete das pesquisas nos motores de busca.
360
Tem uma forte capacidade de sincronização com o Firefox que não se fica só pelos favoritos. O histórico e os separadores abertos no Firefox na versão desktop são sincronizados no 360.
Permite selecionar individualmente para cada separador um modo de navegação privada ou renderização da página em posição horizontal, opções que por norma estão disponíveis nos outros navegadores mas aplicam-se de forma generalizada às abas abertas.
Também suporta gestos por multitoque mas também esta funcionalidade é personalizável. Existem 9 gestos que podem ser executados para reproduzir 20 ações diferentes.
O 360 suporta a instalação de plug-ins que dão acesso a aplicações como o Firebug Lite, Track This, Evernote. Um outro extra que pode ser instalado é o Clip Converter que contorna a falta de flash nos dispositivos Apple para apresentar, ainda que de forma limitada, alguns conteúdos de sites conhecidos como o DailyMotion, o Vimeo e o Metacafe.
Os programadores da Digital Poke Labs, empresa responsável pelo desenvolvimento da app 360, tiveram uma preocupação redobrada no design da aplicação, considerado um dos pontos fortes do navegador. O 360 Arc, um circulo de acesso rápido a opções dentro do browser, é um exemplo disso.
A beleza não compromete o desempenho e os utilizadores que procuram um navegador rápido podem dar uma oportunidade a este browser. Por89 cêntimos.
Switch
De todas as alternativas aqui detalhadas, esta é a mais cara. Custa 4,99 euros mas também tem uma funcionalidade que os outros navegadores não apresentam: múltiplas contas de utilizador. Cada pessoa pode ter as suas próprias páginas favoritas e ter o histórico de navegação salvaguardado da intrusão alheia.
Esta funcionalidade explica-se pelo facto de o navegador só ter versão para iPad, um dispositivo que é mais facilmente partilhado em família do que um iPhone por exemplo. Mas a possibilidade de ocasionalmente um outro sujeito ter que utilizar o dispositivo foi pensada, havendo para esse efeito um perfil de navegação para "convidados".
Fonte: Tek
Micaela Miranda |
Entrevista exclusica ao Moda Masculina & LifeStyle AQUI! |
. Vogue Fashion's Night Out...
. Quer ter uma pele com men...
. Yohji Yamamoto apresenta ...
. Peter Lindbergh junta íco...
. Vítimas da moda ou identi...
. Cortes de cabelo masculin...
. Tendências Outono/Inverno...
. 10 Tendências que não pod...
. Óculos: Como os escolher ...
. 5 tendências que vão fica...
. As lições de John Lennon ...
. Estilo Retro com Varsity ...
. Cores Neutras na Moda Mas...
. MODA LISBOA 13/14: NUNO G...
. MODA LISBOA 13/14: MIGUEL...
. MODA LISBOA 13/14: DINO A...
. Moda Lisboa Ever.Now come...
. ModaLisboa volta a ter Sa...
. Scarlett Johansson: A mul...
. Porque adoramos as cheerl...
. Burberry Brit Rhythm for ...
. Calendário Pirelli comemo...
. Os 8 inconvenientes do re...
. RN5: Usa o elogio para te...
. As tendências primavera/v...