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Sexta-feira, 7 de Dezembro de 2012

Como ter uma condução eficiente

 

Embora muitos pensem que conduzir é uma necessidade para quem mora numa grande cidade sem transporte público de qualidade, nao...Conduzir é uma arte!

 

Trocar de faixa quando há muito transito vale à pena?

A resposta é não. Conhece a lei de Murphy? Por incrível que pareça, ela funciona não só com filas de supermercado, como também no trânsito – e isso já foi comprovado por estudos. Naqueles dias em que está tudo parado, ficar pulando para lá e para cá não vale a pena. Afinal, todos os carros vão parar no sinal vermnelho.

 

Trocar de fila só é util se:

Você conhecer bem a dinâmica do caminho e souber exatamente quando o vermelho vai abrir ou fechar.

 

Os carros da sua faixa estiverem indo bem mais devagar do que o costume, por exemplo no caso de um tráfego intenso e inesperado.

 

Se você souber que uma faixa é sempre mais lerda do que a outra (porque o acesso à transversal é mais complicado) ou que uma faixa é sempre mais rápida que a outra (justamente porque muitas pessoas a deixam para o acesso rapidamente).

 

Você deve dirigir como o Emerson Fittipaldi?

Também não. O carro gasta combustível (sem mencionar as partes da maquinaria) conforme você pisa no acelerador e, principalmente, conforme você muda de uma velocidade para a outra. Por exemplo: na estrada, seu carro consome muito menos do que na cidade. Por quê? Porque está em movimento constante, sem precisar gastar energia em excesso para acelerar ou recuperar velocidade.

 

Desta mesma forma, na cidade não adianta dar grandes acelaradelas so para a menina do outro lado da estrada olhar para si, justamente porque, de acordo com a dica número 1, vamos todos parar no semaforo à frente. Quanto mais suave for a sua direção, melhor.

 

Quando trocar a mudança?

Eu conheço muita gente que gosta de alongar excessivamente a mudança. Geralmente, estas pessoas preferem porque o carro ganha mais força – e, com isso, elas se sentem mais Fittipaldianas. Mas não é bem assim. Conforme expliquei, isto aumenta o consumo do carro – além disso, geralmente uma grande aceleração posteriormente leva a uma grande travagem, que consome todo o sistema de travagem do carro (e, no mínimo, você vai ter que trocar as suas pastilhas de travao mais cedo do que deveria).

 

O carro tem uma zona de conforto, na qual ele tem uma potência aceitável que não gasta gasolina exageradamente. (Não estamos a falar da máxima, que geralmente fica em torno de 3000-4000 rotações.) Se você perceber, ao redor de 2000-2500 rotações, já dá para trocar de mudança. Com isso, o carro nem perde potência, nem gasta demais. Menos do que isso, ele não aguenta e engasga. Muito mais do que isso, você queima combustível à toa.

 

O truque é a troca ser suave. Na maioria dos carros, a 10km/h já cabe uma segunda, 20-25km/h uma terceira, 35-40km/h uma quarta, e 50km/h uma quinta. E quanto maior a potência do carro, mais cedo você pode mudar a mudança.

 

Como travar no semáforo?

Em carros antigos, dizia-se que desengatar e ir travando (o que consome mais o sistema de travagem) resultava na economia de combustível. Nos carros novos, as empresas afirmam que o simples fato de travar com ele engatado corta o abastecimento de combustível do motor.

 

De qualquer forma, a economia com certeza não é tanta quanto a das dicas anteriores. Por isso, vamos pela forma mais segura, que é a recomendada: em vez de enfiar o pé na embreagem e ir travando, seja de com força ou suavemente, vá reduzindo as marchas como manda o codigo.

 

Nas descidas, já é outra coisa. Descer desengatado realmente economiza mais – pois, assim, você atinge a velocidade desejada, enquanto engatado às vezes é necessário acelerar. De qualquer forma, a nossa recomendação é a contrária: desça sempre engrenado. Mais importante do que a economia, é a sua segurança e dos outros ao redor – uma coisa que não tem preço.

 

Considere a condução um jogo de xadrez

Conduzir é como jogar xadrez: deve considerar todos os movimentos possíveis ao seu redor. Pássaros, quando voam em bandos, usam as sete aves mais próximas de si para se orientar. Elas actuam em grupo para virar, subir, descer, fazer aquele turbilhão.

 

No trânsito, essa regra é também válida: considere os sete carros mais próximos de você, à sua frente, atrás, à direita, à esquerda… Com isso, você pode fazer um plano. Viu que lá à frente o pessoal começou a travar, prepare-se; percebeu que a 300 metros tem uma interdição na sua faixa, aproveite para mudar; e assim sucessivamente. Planejando-se de antemão, você não só traz mais segurança para todos, como ainda economiza combustível e preserva o seu carro. Só tem vantagens.

 

Seguindo todas estas dicas, numa semana normal na cidade, consegue chegar a uma economia de mais ou menos 3km/litro. O que significa 150 km a mais por deposito no meu carrinho.

 

Aproveita estas dicas!

Fonte: ElHombre

 

publicado por Moda Masculina & LifeStyle às 11:34
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