O exame para a prevenção do cancro de próstata deve ser feito rotineiramente, na ausência de sintomas, a partir dos 45 anos, como regra geral. Para aqueles homens que têm antecedentes direto na família de alguém que tenha tido cancro de próstata isso deve ser antecipado para os 40 anos. Descendentes diretos na linhagem masculina, como pai, irmão, tios e avós podem triplicar as hipotesses do aparecimento de um cancro de próstata, quando comparado ao risco da população normal (homens que não tem esse antecedente). Atualmente existe uma estimativa mundial de que nas próximas décadas 1 em cada 8 homens terão cancro de próstata.
Apesar de alguns dados controversos sobre testes de concro de próstata aplicados isoladamente em termos populacionais e de saúde pública, individualmente, o homem deve raciocinar na seguinte linha: realmente o cancro de próstata quando aparece na pessoa mais idosa tem uma evolução que não é agressiva na maioria dos casos. Muitas vezes, a pessoa morre antes, de outra causa. Ao contrário, no entanto, o cancro de próstata no homem jovem é muito mais agressivo e rápido na sua evolução. Mata muito mais. Arriscar-se por estatísticas é, portanto, muito irracional. Outros dois pontos merecem atenção dos homens entre os 40 e 50 anos, fase mais produtiva da vida:
1 – Fazer apenas o teste de laboratório (PSA – ou antígeno próstatico específico) não substitui o exame completo que envolve o toque retal que apalpa diretamente a glândula, em questão de 30 segundos ou menos. Em aproximadamente 15% dos tumores o PSA não se altera. Além disso, perde-se a chance de identificarmos outras doenças que também começam nessa faixa etária como a hiperplasia benigna e mesmo os nódulos de testículo (o que é também examinado numa consulta urológica). Dados mostram que os tumores de testículo vem aumentando nas últimas décadas em jovens e homens maduros.
2 – A hiperplasia benigna, crescimento fisiológico da próstata que ocorre em todos os homens que tem testículos normais (excetuando apenas os casos raros de eunucos), geralmente se inicia após os 40 anos e nem sempre é tão “benigna” do ponto de vista funcional e em termos de qualidade de vida. De cada 10 homens com esse crescimento benigno, em dois o canal da urina sofre uma compressão pelo tecido que aumenta, dificultando assim o fluxo urinário, o esvaziamento da bexiga. Muitas vezes esse é um processo lento, que tende a piorar e pode levar um tempo precioso para a pessoa perceber o que está acontecendo e procurar ajuda.
Essa obstrução vai deteriorando a capacidade de contração da bexiga (como um elástico que vai perdendo a sua elasticidade). Consequência disso é que, a longo prazo, a bexiga começa a falhar no esvaziamento da urina, com sobra (resíduo), infecções urinárias repetidas e, muitas vezes, no final da vida a necessidade do uso de sondas para esvaziar a urina, o que piora muito a qualidade de vida, mesmo de quem se cuidou com dietas, exercícios, atividade física. Nadou bastante e morreu na praia (ou chegou a praia, mas não consegue urinar, ou seja, tem que usar sonda ou cateter de alívio 3 ou 4 vezes por dia).
Mantenha-se informado sobre a sua saúde e coloque em prática esses conhecimentos. Previna-se e cuide-se.
Fonte: HomemFeito
Micaela Miranda |
![]() |
Entrevista exclusica ao Moda Masculina & LifeStyle AQUI! |
![]() |
. Vogue Fashion's Night Out...
. Quer ter uma pele com men...
. Yohji Yamamoto apresenta ...
. Peter Lindbergh junta íco...
. Vítimas da moda ou identi...
. Cortes de cabelo masculin...
. Tendências Outono/Inverno...
. 10 Tendências que não pod...
. Óculos: Como os escolher ...
. 5 tendências que vão fica...
. As lições de John Lennon ...
. Estilo Retro com Varsity ...
. Cores Neutras na Moda Mas...
. MODA LISBOA 13/14: NUNO G...
. MODA LISBOA 13/14: MIGUEL...
. MODA LISBOA 13/14: DINO A...
. Moda Lisboa Ever.Now come...
. ModaLisboa volta a ter Sa...
. Scarlett Johansson: A mul...
. Porque adoramos as cheerl...
. Burberry Brit Rhythm for ...
. Calendário Pirelli comemo...
. Os 8 inconvenientes do re...
. RN5: Usa o elogio para te...
. As tendências primavera/v...
![]() |
![]() |