Convenhamos, quando falamos no estilo James Bond, já pensamos logo na Bond Girl disposta a fazer-nos esquecer qualquer “missão impossível”. Pode-se dizer que para impressionar uma mulher desse naipe, o homem terá que rebolar mais que o próprio 007 na operação Casino Royal ou ter um carrão como o Aston Martin Vanquish, o escolhido pelo James Bond no seu novo filme, o SkyFall.
A marca britânica Aston Martin, fundada em 1913, é verdadeiramente única na história dos automóveis, pois desde a sua fabricação tem como prioridade carros de luxo, hoje, a empresa reúne a isto muita tecnologia. Por volta de 1963, o Aston Martin DB5, foi o carro mais desejado e bonito do mundo, no ano seguinte, ele foi escolhido para ser o carro do James Bond no clássico filme Goldfinger. De lá pra cá, a marca manteve uma parceria de sucesso com os filmes do James Bond, e o modelo atual, o Vanquish, veio para substituir o DBS, o carro top da marca que já foi ao cinema com o agente secreto por três vezes.
O desportivo surge com motor 6.0 V12 aspirado é acoplado a um câmbio automático de seis mudanças (Touchtronic 2), devidamente lapidado pelo time de engenheiros da montadora, com capacidade para gerar 573 cavalos de potência a 6.750 rpm, e 63 kgfm de torque a 5.500 giros. Traduzindo, se colocar o pé no acelerador, chegará de zero a 100 km/h em apenas 4,1 segundos, com máxima de 295 km/h.
A carroceria recebeu uma nova plataforma VH e na sua composição mistura de elementos que combinam alumínio, magnésio e fibra de carbono. Nos detalhes, mais mudanças; ganhou uma fileira de LEDs nos farois dianteiros e traseiros herdados do conceito One-77, e a tampa do porta-bagagens, no formato Aero Duct, para compor a aerodinâmica do Vanquish. Já a sua suspensão é independente nos dois eixos e o sistema de amortecimento adaptativo oferece três estágios. O controle eletrônico de estabilidade consegue manter a perfeição do sistema de frios de carbono e cerâmica, além de ABS e EDB.
Vale a pena salientar, que é difícil ver um carro destes pela rua, não só pelo preço, mas também pela exclusividade, já que Aston Martin tem elaborado esses possantes com edição limitada. Assim fez com o último modelo, o One-77, com apenas 77 unidades destinadas à venda pela avantajada quantia de US$ 1,8 milhão. Desta vez, a fabricante britânica, promete conquistar clientes com um perfil parecido ao lançar o Vanquish, porém sem a limitação de fabricação, ou seja, vai haver Vanquish para “toda a gente”. Resta-nos aguardar a sua estreia nos cinemas e vamos conferir se o James Bond irá desempenhar um bom papel fazendo um “test drive” para todos nós.