Porque hoje acordei super constipado, nem sei porquê, vou-vos escrever sobre esta doença, que já me esta a deixar com os cabelos em pé. Como podem reparar, hoje estou a escrever mais cedo, porque era impossível trabalhar neste estado, então saí umas horas antes, para daqui bocado ir descansar... e amanhã já estar bom!
A constipação é uma infecção viral que provoca a inflamação das membranas mucosas que revestem o nariz e a garganta e da qual resulta obstrução e corrimento nasal e, por vezes, dores de garganta e de cabeça e sensação de desconforto.
Causas:
Conhecem-se quase 200 vírus causadores de constipação, todos bastante semelhantes nos seus efeitos. Os mais vulgares pertencem a um de dois grupos - os rinovírus e os coronavírus.
Na sua maioria, as constipações são contraídas por inspiração do vírus presente nas gotículas lançadas na atmosfera pelos espirros ou pela tosse, quando se esfregam os olhos ou o nariz com dedos que apanharam o vírus num aperto de mãos ou por manipulação de objectos contaminados, como, por exemplo, toalhas de mão.
Incidência:
Quase todas as pessoas se constipam ocasionalmente. A incidência da doença é maior entre as crianças das escolas (que podem chegar a ter 10 constipações por ano) e diminui com a idade. Em média, um adulto jovem tem duas ou três constipações por ano, enquanto uma pessoa idosa pode não ter nenhuma. Isto explica-se pelo facto de as crianças na escola estarem expostas a uma quantidade de vírus diferentes, contra os quais ainda não se tornaram imunes, e que transmitem umas às outras. Os adultos gradualmente criam imunidade em relação a uma grande variedade de vírus responsáveis pelas constipações.
As constipações são mais frequentes no Inverno, provavelmente porque as pessoas passam mais tempo juntas em espaços fechados, e por isso têm maior probabilidade de contraírem o vírus.
Sintomas:
A maior parte das constipações é constituída pelas vulgarmente chamadas constipações da cabeça, isto é, infecções confinadas ao nariz e à garganta. Os sintomas iniciais são muitas vezes uma sensação de comichão na garganta, um corrimento aquoso do nariz e espirros. Por vezes, o corrimento torna-se mais espesso e amarelo ou esverdeado e podem surgir outros sintomas - olhos lacrimejantes, febre ligeira, garganta inflamada, tosse, dores nos ossos e nos músculos, dores de cabeça, agitação e arrepios. Em alguns casos, a infecção alastra, conduzindo, respectivamente, à laringite ou à traqueíte (inflamação da laringe ou da traqueia), à bronquite aguda, à sinusite ou à otite média (inflamação do ouvido médio). Nestes casos, pode seguir-se uma infecção bacteriana secundária mais séria.
As constipações podem também agravar doenças respiratórias existentes, tais como a asma, a bronquite crónica ou infecções crónicas dos ouvidos, ou reactivar os vírus latentes de herpes simples.
Tratamento:
Em geral, as constipações desaparecem ao fim de uma semana ou duas. Se isso não acontecer, se a infecção alastrar para além do nariz ou da garganta ou a constipação tiver agravado uma infecção bacteriana secundária, deve consultar-se o médico. Em caso de suspeita de infecção bacteriana secundária, são administrados antibióticos.
Prevenção:
Muitas pessoas acreditam que existem maneiras de evitar as constipações – protegendo-se das correntes de ar, do frio e da humidade ou tomando grandes quantidades de vitamina C -, mas, efectivamente, não existe ainda prova científica de que qualquer destas medidas dê resultado.
Contudo, as pesquisas para descobrir a cura para a constipação continuam. Em experiências com voluntários, o medicamento interferão revelou-se eficaz na prevenção e na redução da gravidade das constipações, mas provocou inflamações locais. Também está a ser investigada a eventual eficácia dos antigénios sintéticos (substâncias que estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos).
Medicamentos:
Existem no mercado muitos preparados de venda livre para o tratamento dos sintomas da constipação. O principal ingrediente destes preparados é geralmente um analgésico leve, como, por exemplo, paracetamol ou aspirina, que ajuda a aliviar o mal-estar e as dores. Entre outros ingredientes, contam-se os anti-histamínicos e descongestionante
Fonte: Seleccoes
Micaela Miranda |
![]() |
Entrevista exclusica ao Moda Masculina & LifeStyle AQUI! |
![]() |
. Vogue Fashion's Night Out...
. Quer ter uma pele com men...
. Yohji Yamamoto apresenta ...
. Peter Lindbergh junta íco...
. Vítimas da moda ou identi...
. Cortes de cabelo masculin...
. Tendências Outono/Inverno...
. 10 Tendências que não pod...
. Óculos: Como os escolher ...
. 5 tendências que vão fica...
. As lições de John Lennon ...
. Estilo Retro com Varsity ...
. Cores Neutras na Moda Mas...
. MODA LISBOA 13/14: NUNO G...
. MODA LISBOA 13/14: MIGUEL...
. MODA LISBOA 13/14: DINO A...
. Moda Lisboa Ever.Now come...
. ModaLisboa volta a ter Sa...
. Scarlett Johansson: A mul...
. Porque adoramos as cheerl...
. Burberry Brit Rhythm for ...
. Calendário Pirelli comemo...
. Os 8 inconvenientes do re...
. RN5: Usa o elogio para te...
. As tendências primavera/v...
![]() |
![]() |