Pela passerelle da ModaLisboa Pulse desfilaram ontem as coleções de Saymyname (LAB), Vítor (LAB), Aleksandar Protic, Nuno Gama, Marques Almeida (LAB), Dino Alves e Miguel Vieira.
Os efeitos visuais gerados pelos padrões das bactérias vistas ao microscópio foram o ponto de partida da coleção de Saymyname, de Catarina Sequeira, resultando em cortes múltiplos, linhas geométricas e mistura de tecidos em silhuetas minimais. Salientaram-se as peças rígidas com grandes aberturas nas costas e os apontamentos inspirados nos espartilhos. O branco foi a cor de eleição da designer nesta estação e surgiu associada a diferentes tonalidades de verde, coral, preto e padrões de bactérias. Redes, malhas, neoprene, nylon a lembrar couro e lantejoulas múltiplas surgiram como "uma nova interpretação de luxo democrático".
Vítor contou a história de um renascimento livre e descomprometido. "Reborn é uma coleção onde tudo é possível", afirmou o designer, que explorou a temática lúdica da liberdade através da leveza de tons pastéis combinados com estampados multicoloridos e divertidos. Destaque para as peças em crochet.
Aleksandar Protic inspirou-se na personagem feminina e na atmosfera da banda desenhada de Enki Bilal e dedicou a sua coleção a uma mulher heroína, "uma espécie de guerreiro, que está dentro de todos, que luta pela paz entre dois mundos, exterior e interior", revelou. As suas propostas primaram pela feminilidade, rigor de confecção e materiais nobres. Pele, sedas e linho surgiram nas cores preto, castanho, dourado, prateado e branco.
Nuno Gama comemorou o seu regresso a Lisboa e propôs-se "redescobrir a cidade em todas as suas vertentes", sempre atento aos seus clientes e às suas necessidades. A sua coleção para o verão 2013 resultou da simplificação do guarda-roupa masculino, mas com o limite na dualidade entre o prático Vs elegante, oscilando entre uma simplicidade dandesca e uma imagem gráfica forte, clara e objetiva. Os materiais distinguiram-se por entre contrastes de baço/brilhante e de fibras naturais/tecidos tecnológicos. Preto, branco e azul marinho foram as cores predominantes.
Inspirada nos adolescentes do início dos anos 2000 e mantendo-se fiel ao aspeto grunge caraterístico da sua marca, a dupla Marques Almeida voltou a trabalhar o denim esfiapado, mas desta vez com bordados naives de flores e em silhuetas mais femininas e sofisticadas. Surgiram novas formas em tecidos leves de algodão e seda como vestidos de alças finas, calças e calções cargo e aplicações de chiffon esfiapado com aspecto de pelo. A paleta cromática centrou-se nos tons de indigo, azul claro, cinzento, verde, branco e lavanda.
As obras de arte do artista plástico Javacheff Christo, conhecido por embrulhar objetos, edifícios e objetos, foram o ponto de partida da coleção "Embrulho da Alma" de Dino Alves. Nesta estação, o designer jogou com o contraste de silhuetas - fluida / rígida; irregular / austera - e trabalhou detalhes como os godés franzidos, o efeito arrepanhado ou amarrado, o efeito de riscas desconstruídas e as aplicações de pele, sugerindo imagens de corpos embrulhados. Tecidos leves como a organza, a seda, o cetim e o algodão contrastaram com materiais mais densos como marrocains, brocados e detalhes em pele. O branco e o preto associaram-se a diferentes tons de verde, castanho chocolate, nude, azul bebé, cinza, amarelo, rosa e coral.
Inspirado nos animais, nas plantas tropicais e nas culturas exótica, Miguel Vieira surpreendeu com uma paleta de cores vibrantes e jogos de padrões e volumes. "Pássaros em tons cítricos, selvas misteriosas pinceladas de leveza e frescor das flores tropicais, lagoas paradisíacas com cascatas de água, areias brancas com palmeiras de fundo, são os cenários perfeitos para um verão que desperta energia e sensualidade", explicou o designer. Para homem, Miguel Vieira trabalhou peças em base de alfaiataria. Para mulher, jogou com volumes entre peças estruturadas e peças mais casuais e soltas. Destaque para a reestruturação das peças através de cortes estratégicos, e o contraste entre tecidos de cores vibrantes e o branco, o preto e o tom areia.
E assim terminou mais uma edição da ModaLisboa, dedicada ao Melhor da Moda Portuguesa. Se não teve a oportunidade de acompanhar a cobertura da ModaLisboa Pulse, aceda agora a dailymodalisboa.blogspot.com/ e fique a conhecer as propostas dos Criadores Portugueses para o verão 2013. Imagens de backstage, social e ambientes estarão também disponíveis brevemente.
Fique atento(a)!
MODALISBOA PULSE a marcar o ritmo da moda em Portugal. AGAIN AND AGAIN.
MODALISBOA PULSE
11.12.13.14 OUTUBRO 2012
PÁTIO DA GALÉ
VERÃO . SUMMER 2013
Apresentação oficial das Coleções dos Criadores Portugueses.
Uma organização conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação ModaLisboa.
Fonte: ModaLisboa | Videos: Livestream ModaLisboa
Micaela Miranda |
Entrevista exclusica ao Moda Masculina & LifeStyle AQUI! |
. Vogue Fashion's Night Out...
. Quer ter uma pele com men...
. Yohji Yamamoto apresenta ...
. Peter Lindbergh junta íco...
. Vítimas da moda ou identi...
. Cortes de cabelo masculin...
. Tendências Outono/Inverno...
. 10 Tendências que não pod...
. Óculos: Como os escolher ...
. 5 tendências que vão fica...
. As lições de John Lennon ...
. Estilo Retro com Varsity ...
. Cores Neutras na Moda Mas...
. MODA LISBOA 13/14: NUNO G...
. MODA LISBOA 13/14: MIGUEL...
. MODA LISBOA 13/14: DINO A...
. Moda Lisboa Ever.Now come...
. ModaLisboa volta a ter Sa...
. Scarlett Johansson: A mul...
. Porque adoramos as cheerl...
. Burberry Brit Rhythm for ...
. Calendário Pirelli comemo...
. Os 8 inconvenientes do re...
. RN5: Usa o elogio para te...
. As tendências primavera/v...