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Terça-feira, 15 de Janeiro de 2013

Musculação pode não alterar o peso, mas faz diminuir as medidas.

Para ser saudável e resistente, o corpo deve ter de 80% a 82% de músculos e apenas de 18% a 20% de gordura. Ter uma musculatura forte e desenvolvida é importante para sustentar os ossos e prevenir fraturas, como explicaram os médicos Gustavo Magliocca e Fernanda Lima [...]

 

Ao exercitar os músculos, a pessoa pode continuar com o mesmo peso, mas pode perder as medidas. Dois indivíduos que pesam o mesmo número podem ter a aparência diferente e isso significa que um tem mais músculos do que o outro, como mostra o infográfico abaixo. A gordura ocupa mais espaço no corpo e pode-se concentrar na barriga, por exemplo.

 

Bem Estar - Infográfico mostra como o músculo interfere no peso (Foto: Arte/G1)

 

Estudos recentes mostraram que fazer musculação estimula a produção de substâncias que defendem o organismo de invasores e ainda aumenta a produção de hormonas que auxiliam o metabolismo da glicose e das gorduras.

 

Além disso, ter os músculos desenvolvidos garante um envelhecimento activo, com mais autonomia e também uma melhora na autoestima já que ajudam no contorno do corpo.

 

Porém, é importante alertar que o desenvolvimento muscular é diferente para cada pessoa e depende muito de fatores genéticos, do biotipo e também da quantidade de fibras musculares do corpo.
 
Fibras do tipo 1 são aeróbias, de pouca força e resistência; já fibras do tipo 2 têm uma acção rápida, de força e explosão – quem tem mais o primeiro tipo consegue desenvolver mais os músculos. A atividade mais eficiente nesse processo é a musculação, porém qualquer exercício de força pode aumentar a massa muscular, também conhecida como massa magra.
 
Existem opções dentro da musculação que oferecem menos riscos às articulações, como os aparelhos pneumáticos que visam preservar a saúde dos músculos, não desenvolvendo-os, e também os exercícios funcionais, que causam desequilíbrio e exigem controle e força muscular, como os que utilizam bolas, por exemplo.
  
Pessoas que têm entre 20 e 35 anos estão no auge do desenvolvimento muscular do corpo. A partir dessa idade, tanto o homem como a mulher começam a ter uma perda gradual, principalmente se forem sedentários. Se não se exercitarem, essas pessoas correm o risco de desenvolver a sarcopenia, uma doença provocada pela perda da massa magra e da função muscular.
 
Fonte: G1.GLOBO | Via: HomemCorpus
 
publicado por Moda Masculina & LifeStyle às 22:18
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