Portal de LifeStyle para Homens. Tudo o que precisas de saber sobre moda, relacionamentos amorosos, carreira e desporto para triunfar no mundo.

.Arquivos

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Abril 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

.tags

. todas as tags

Quinta-feira, 15 de Novembro de 2012

FACTOS E MITOS SOBRE O CAFÉ… PARA OS HOMENS!

Image05

 

É um facto que o café é a segunda bebida mais consumida em todo o mundo (apenas superada pela água) e uma das preferidas do povo português. Mas curiosamente, ao contrário do que se pensa, os portugueses bebem menos 35% de café que os seus congéneres europeus. Enquanto nos restantes países europeus o consumo de café ronda os 5,79Kg por pessoa/ano, em Portugal são consumidos, em média, 4,4Kg por pessoa/ano. Ainda assim, este argumento social por excelência está associado a hábitos sociais e tradições, como traço distintivo da cultura portuguesa.


No entanto, existe ainda uma generalizada falta de informação sobre esta bebida secular, fazendo com que muitos mitos e preconceitos sobre o consumo de café e dos seus benefícios para a saúde persistam. Neste caso, fique a saber mais sobre os benefícios do café para a saúde… dos homens.

 

Beber café pode prevenir cancro da próstata. FACTO!

De acordo com um estudo publicado no Journal of the National Cancer Institute, entre os 47911 homens norte-americanos que relataram o seu consumo de café a cada quatro anos de 1986 a 2008, 5035 relataram casos de cancro da próstata, incluindo 642 casos que conduziram à morte ou que originaram metástases. De entre todos, os homens que bebiam mais café apresentaram um risco 60% menor de desenvolver cancro de próstata letal.

 

Um ou dois cafés por dia é o consumo moderado aconselhado. MITO!

Beber café regularmente deve fazer parte de uma dieta saudável e equilibrada. Não causa efeitos adversos para a maioria dos adultos saudáveis e traz benefícios terapêuticos. Desta forma, à exceção de grupos específicos de doentes coronários sensíveis à cafeína, o consumo moderado indicado é de 3 a 4 chávenas diárias.

 

Beber café aumenta o desempenho desportivo. FACTO!

Os efeitos do consumo de café no desempenho desportivo estão diretamente ligados à cafeína. Diversos estudos comprovam e relacionam a ingestão de cafeína à performance, resistência e a uma redução na perceção de esforço. Já foi demonstrado que atletas que consumiram cafeína tiveram um melhor desempenho do que os que não ingeriram, independentemente da temperatura, frio ou calor. O que prova que, apesar do calor aumentar a dor muscular, a cafeína demonstrou ter efeitos benéficos nas pessoas que praticam exercício mesmo em ambientes com temperaturas quentes.

 

cafe

 

Beber café aumenta o risco de doença cardiovascular. MITO!

O consumo moderado de café não está associado a um maior risco de doenças cardiovasculares. Pelo contrário, vários estudos sugerem que o café pode ajudar a reduzir este tipo de patologias. Uma investigação recente revelou que as pessoas que possuem uma resposta hipertensiva à ingestão de café é porque já têm tendência para tal ou são conhecidos como metabolizadores lentos (reagem sempre como se estivessem a beber café pela primeira vez).

 

Um doente com disfunção erétil pode beber café. FACTO!

Um estudo epidemiológico realizado na Finlândia com 1000 doentes, não encontrou nenhuma associação entre a disfunção eréctil e o consumo de café. Mais: em 1990 um outro estudo observou uma atividade sexual mais elevada em homens que tomavam pelo menos uma chávena de café por dia.

 

Café desidrata. MITO!

Estudos anteriores foram interpretados de maneira errada, alimentando ainda mais este mito. Nesses ensaios, os participantes (desportistas) foram proibidos de ingerir café por um determinado tempo, antes da realização das análises. Isto fez com que o corpo reagisse de forma mais sensível à infusão. A verdade é que as evidências científicas não suportam um efeito diurético significativo e, pelo contrário, sustentam que o café pode contribuir para a ingestão diária de líquidos, não levando à desidratação ou a perdas significativas de fluidos corporais.

 

Café pode ter efeito protetor contra hipertensão. FACTO!

Uma investigação realizada pela Keio University, em Tóquio, no Japão, refere que quem ingere três a quatro chávenas de café, por dia, apresenta menos risco de vir a desenvolver hipertensão. O estudo envolveu 4.554 homens, com idades entre os 20 e os 70 anos.

 

O consumo de café vicia. MITO!

A remoção de cafeína da dieta normal pode levar a sintomas temporários de abstinência em algumas pessoas, como dores de cabeça, que podem ser evitados por uma redução gradual da ingestão de cafeína. Estes sintomas acontecem porque a cafeína, que representa ente 1 a 2,5% da composição da bebida, tem propriedades medicinais, e, por isso, também está presente em alguns fármacos.

 

 Image21

 

Referências:

Último boletim do ISIC - The Institute of Scientific Information on Coffee

Kathryn M. Wilson, Julie L. Kasperzyk, et. al (2011) Coffee Consumption and Prostate Cancer Risk and Progression in the Health Professionals Follow-up Study

Youyou Zhao, Junkuan Wang, et. al (2011) Antihypertensive effects and mechanisms

of chlorogenic acids



Programa Café&Saúde

 

publicado por Moda Masculina & LifeStyle às 12:45
link do post | comentar | favorito





.Pesquisar neste blog

 

.Setembro 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Facebook

.Musa MML 15

Micaela Miranda
Musa MML
Entrevista exclusica ao Moda Masculina & LifeStyle AQUI!

.Posts recentes

. Vogue Fashion's Night Out...

. Quer ter uma pele com men...

. Yohji Yamamoto apresenta ...

. Peter Lindbergh junta íco...

. Como combinar as cores !

. Vítimas da moda ou identi...

. Cortes de cabelo masculin...

. Tendências Outono/Inverno...

. 10 Tendências que não pod...

. Óculos: Como os escolher ...

. 5 tendências que vão fica...

. Inspira-te !!

. As lições de John Lennon ...

. Estilo Retro com Varsity ...

. Cores Neutras na Moda Mas...

. MODA LISBOA 13/14: NUNO G...

. MODA LISBOA 13/14: MIGUEL...

. MODA LISBOA 13/14: DINO A...

. MODA LISBOA EM DIRECTO

. Moda Lisboa Ever.Now come...

. Olívia Ortiz na Maxim !

. ModaLisboa volta a ter Sa...

. Scarlett Johansson: A mul...

. Inspira-te !!

. Porque adoramos as cheerl...

. Burberry Brit Rhythm for ...

. Calendário Pirelli comemo...

. Os 8 inconvenientes do re...

. RN5: Usa o elogio para te...

. As tendências primavera/v...

.Filmes em Destaque:

.Agora no Ipad